Meu filho é muito fechado: o que fazer?

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

"Meu filho é muito fechado", quando falamos sobre falta de abertura por parte de uma pessoa também podemos chamar de introspecção. Entretanto, é importante ressaltar que ser “fechado”, contido emocionalmente e gostar de brincar sozinho não é problema nenhum para uma criança. Mas pode ser para os pais, se eles não souberem lidar com esse temperamento do filho.

| + Saiba como conseguir bolsas de estudos de até 80% para seu filho(a)

Uma das maiores referências em psicologia do comportamento humano, a norte-americana Christine Fonseca, autora do livro “Quiet Kids” (Crianças Quietas, em tradução livre)– sem previsão de lançamento no Brasil –, viveu isso na infância. “Lembro da minha mãe lutando contra os mitos que ela própria carregava sobre o que era ser introvertido”, conta a autora no prefácio da obra, mãe de duas adolescentes de 17 e 13 anos.

Durante os 16 capítulos da obra, a psicóloga discute situações reais do dia a dia e trazendo orientações bem práticas sobre o que fazer quando a criança é mais fechada e introspectiva. Vamos acompanhar algumas delas e fazer alguns apontamentos importantes sobre o tema. Ficou curioso? Continue a leitura.

Introspecção e timidez: principais diferenças

A introspecção é uma característica comum a indivíduos introvertidos, que são aqueles que costumam olhar mais para dentro, para seu mundo interior, evitar ambientes cheios de pessoas e que preferem se socializar em grupos menores. Eles têm esse comportamento porque seu cérebro é mais sensível a estímulos do que o dos extrovertidos, por exemplo.

Dessa forma, se sentem desconfortáveis em locais barulhentos, em que precisem dividir demais a sua atenção. Como se pode perceber, não se trata de nenhum tipo de dificuldade de comunicação, mas sim de um traço da personalidade.

Em se tratando da timidez, os indivíduos que apresentam esse comportamento mais reservado fazem isso mais por insegurança e medo de serem julgados. Nesse cenário, evitam ambientes com muita gente porque se sentem envergonhados em se expressar e porque evitam ser o centro das atenções.

Além disso, eles preocupam-se excessivamente com a opinião alheia, o que faz com que deixem de tomar decisões pensando em si para considerar os outros. Por isso, trata-se de uma condição que pode prejudicar a vida de uma forma geral, com destaque para a carreira profissional e os relacionamentos pessoais.